Nossas Redes Sociais
Notícias / Campo Limpo Paulista
Campo Limpo Paulista avança na área ambiental

Publicado em 12 de Junho de 2012 às 17h58     Texto: Prefeitura Municipal
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 12 de Junho de 2012

No próximo dia 5 comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e Campo Limpo Paulista tem motivos de sobra para comemorar. Neste ano, a cidade foi destaque no 6º Fórum Mundial da Água, realizado no mês de março, em Marselha, na França. Foi um dos 15 municípios premiados, em todo o mundo, pelo trabalho realizado na gestão de recursos hídricos, com o Plano de Gerenciamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos. A cidade foi representada pelo prefeito Armando Hashimoto e o coordenador municipal de Meio Ambiente, Neive Noguero.

Campo Limpo Paulista também marcou presença no 1º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável organizado pelo Ministério de Meio Ambiente, em março deste ano, em Brasília, com apresentação do projeto premiado na França. Por sua participação no evento, além das ações colocadas em prática no município, Campo Limpo Paulista foi uma das 18 cidades escolhidas, entre as 92 participantes, para apresentar seu projeto na Conferência “Rio+20”, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho.

Para o prefeito Armando Hashimoto, a participação da cidade nestes eventos marca o reconhecimento das ações desenvolvidas pela cidade nas questões ambientais. “Estamos conquistando isso juntos. Investimos em educação ambiental e, pouco a pouco, com a ação de cada agente campolimpense vamos projetando a nossa cidade”, comemora dr. Armando.

O coordenador de Meio Ambiente do município, Neive Noguero entende que este reconhecimento é fruto das ações desenvolvidas na área ambiental nos últimos anos. Entre elas, ele cita a criação de legislação específica, que contempla arborização urbana, lei antiqueimadas, criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e fundo de recursos para o custeio de ações ambientais. “Ao todo, foram mais de 10 leis aprovadas voltadas à preservação ambienta”, salienta.

Noguero também destaca a importância do premiado Plano de Gerenciamento Ambienta e Gestão dos Recursos Hídricos, que divide a cidade em bacias hidrográficas e, a partir de estudos científicos, propõe ações de médio e longo prazo para recuperação de áreas degradadas e aumento da produção de água bruta. “A meta é que as ações propostas no Plano tragam resultados efetivos para a cidade no que diz respeito a água”, diz.

A cidade também foi pioneira na Região na discussão dos resíduos sólidos (lixo) ao realizar um simpósio para debater o tema, em fevereiro deste ano. “Estamos em fase de elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, conforme prevê a legislação nacional. A cidade também avançou nesta área, com a implantação da Operação Cata-Treco, no ano passado. Além disso, contamos com uma usina de reciclagem que atende 60% dos bairros da cidade, com previsão de chegar a 100% em 2013”, informa o coordenador de Meio Ambiente.

Noguero destaca ainda o trabalho de educação ambiental realizado nas escolas e comunidades, que já atingiu cerca de 6 mil pessoas; reposição de mata ciliar, proteção de mananciais; distribuição de mais de 10 mil mudas de árvores aos moradores, provenientes do Viveiro Municipal, entre outras.

Além disso, a Prefeitura vem investindo em obras públicas sustentáveis, que contam com cisternas, utilização de energia solar e estação de tratamento própria, como o novo hospital municipal. “Tudo o que podemos fazer para diminuir o impacto ambiental estamos fazendo. Não adianta o poder público ficar apenas no discurso, é preciso dar o exemplo”, observa o prefeito.

Com todas estas ações, Campo Limpo Paulista subiu no ranking do Projeto Município Verde Azul, do Governo Estadual. Este ano, a cidade avançou 103 posições, passando da 288ª colocação para a 185ª, elevando sua nota de 61,13 (2010) para 73,57 (2011). Na Região, Campo Limpo Paulista fica atrás apenas de Jundiaí, que passou para a 52ª posição este ano.

Agora, a cidade caminha para receber o selo de Cidade Verde Azul, conferido aos municípios com nota superior a 80 e que contam com tratamento de esgoto. “Com o início das operações da Estação de Tratamento de Esgoto, no final deste ano, Campo Limpo Paulista passa a integrar as cidades que tratam o esgoto e em 2013 tem tudo para receber o selo”, explica Neive.

Caminhada abre programação

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura realiza uma série de ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

Para abrir a programação, a Prefeitura, em parceria com a Faculdade de Campo Limpo Paulista (Faccamp) realizam, no dia 2, a Caminhada Ecológica, que tem como ponto de partida a Praça Castello Branco, a partir das 9 horas. Ainda na praça haverá doação de cães e o recebimento de agasalhos e remédios vencidos para descarte. O encerramento será no bairro Jardim Marsola, com plantio de mudas no entorno do córrego.

Já no dia 4, a Coordenadoria de Meio Ambiente e Turismo promove visitas monitoradas de alunos da Escola André Franco Montoro na Cooperativa Vida Nova. Nos dias 11, 12 e 15 acontece um plantio de horta no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Botujuru. Também no dia 15 uma oficina de reciclagem com os pais da Creche São Francisco de Assis acontece na própria creche.

Do dia 18 ao dia 22 haverá visitas monitoradas no Viveiro Municipal no período da tarde e da manhã. Para encerrar o cronograma de programação, no dia 28, no Teatro Ayrton Senna tem a apresentação do Plano Municipal de Gerenciamento Ambiental e de Recursos Hídricos a partir das 19h30.

“A proposta é envolver toda a comunidade nestas atividades e mostrar que a qualidade de vida está diretamente ligada à preservação do meio ambiente”, destaca o coordenador municipal de Meio Ambiente, Neive Noguero.


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Prefeito de Cajamar testa positivo para o coronavírus
Publicado em 10 de Julho de 2020 às 07h26
Sistema Detecta instala câmeras de segurança em Cajamar
Publicado em 8 de Julho de 2020 às 23h21
Mais Notícias