Nossas Redes Sociais
Notícias / Francisco Morato
Morato terá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Publicado em 22 de Junho de 2012 às 14h07     Texto: Prefeitura Municipal
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 22 de Junho de 2012

No dia 14 de junho, às 19 horas, no Teatro Laura Bressane, foi realizada a audiência pública para escolha dos cursos a serem implantados na cidade de Francisco Morato, que receberá, em 2014, um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na cidade de Francisco Morato (IFSP).

A implantação de um IFSP em Morato faz parte da terceira fase do Plano de Expansão da Rede Federal. No total, oito cidades paulistas foram contempladas durante essa fase da expansão: Carapicuíba, Francisco Morato, Itapeva, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Bauru, Marília e Zona Noroeste da Capital.

A mesa diretora da cerimônia reuniu o pró-reitor de ensino Thomas Edson Filgueiras Filho e o pró-reitor de Expansão Garabed Kenchian, ambos representando o reitor Arnaldo Ciquielo Borges, a superintendente municipal de Educação, Gilsete da Silva Prado, a gerente municipal de Educação, Cultura e Esporte, Lélia Hartmann Torres, a primeira-dama do município, Sônia Bressane, e o prefeito Zezinho Bressane.

A audiência contou também com representantes dos setores comercial e industrial da cidade, lideranças civis, além da população em geral. Os presentes puderam opinar sobre a definição dos cursos que serão ministrados no instituto a ser instalado em Morato de acordo com o perfil socioeconômico da cidade e da região.

Ficou decidido na audiência pública que o campus Francisco Morato do IFSP oferecerá os cursos nas áreas de construção civil, mecânica e eletrotécnica, com possibilidade de adequações ou alterações.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. Durante seus 102 anos de história, recebeu, também, os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia.

Com a mudança, o Instituto Federal de São Paulo destinará 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, continuará oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação.

Além dos cursos presenciais, o Instituto Federal de São Paulo oferece os cursos Técnicos em Administração e em Informática para Internet e, a partir de 2012, o superior de Formação de Professores na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 22 mil alunos matriculados nos 25 campi e 10 polos divididos pelo estado de São Paulo. O Campus Francisco Morato será construído em terreno com área total de 63.197,00 m2.


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Prefeito de Cajamar testa positivo para o coronavírus
Publicado em 10 de Julho de 2020 às 07h26
Sistema Detecta instala câmeras de segurança em Cajamar
Publicado em 8 de Julho de 2020 às 23h21
Mais Notícias