Nossas Redes Sociais
Notícias / Barueri
Trabalho especial nas refeições das escolas integrais

Publicado em 2 de Julho de 2012 às 18h19     Texto: Prefeitura Municipal
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 2 de Julho de 2012

A Secretaria de Abastecimento da Prefeitura de Barueri, responsável pelo fornecimento das refeições nas escolas da rede de ensino, vem realizando trabalho minucioso na elaboração dos cardápios para as seis escolas que possuem turma em período integral da cidade. O objetivo do cardápio é fornecer uma alimentação balanceada e fracionada durante a permanência na escola.

As escolas de período integral atendem aproximadamente 2.300 alunos, que ficam das oito da manhã às cinco da tarde, num total de nove horas no ambiente escolar, e recebem quatro refeições ao dia: café da manhã, colação, almoço e lanche da tarde.

Segundo a equipe de nutrição, o período de permanência na escola exige um cardápio bem elaborado, já que o aluno passa ali boa parte do seu dia. O cardápio contém todos os nutrientes necessários, suprindo as quantidades adequadas que as crianças necessitam, através de uma refeição que contém frutas, verduras, legumes e carnes, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e melhor rendimento escolar.

No café da manhã são servidos bebidas lácteas e pão francês. A colação sempre é composta por frutas variadas, priorizando-se as que estão na safra.

O almoço apresenta arroz, feijão, uma porção de proteína animal (carne bovina, frango, peixe, ovo), verduras e/ou legumes (também são priorizados os da safra pelo alto valor nutritivo), e fruta ou refresco.

Já no lanche da tarde a oferta é bem variada, podendo conter: iogurte, flocos de milho, pão francês, bebida láctea e refresco.

A equipe ressalta ainda que na elaboração do cardápio leva-se em consideração a safra dos alimentos vegetais e das frutas e a cor dos alimentos, já que uma alimentação colorida oferece maior variedade de nutrientes, diferentes texturas e aceitação pelos alunos.

A aluna Isabella Silva, da escola Dagmar Ribas Trindade (mantida pela Fundação Instituto de Educação de Barueri – Fieb), elogia as refeições e acredita ser incentivo para uma alimentação mais saudável. “São ótimas, são sempre bem preparadas e de muita qualidade, é bem variada, sempre são servidas frutas e sucos, e isso se torna um incentivo para uma alimentação mais saudável em casa.”

A secretária de Abastecimento, Dejanira Vicencia Santos Alves, destaca que “toda qualidade da alimentação escolar provém do desempenho de todos servidores públicos envolvidos no processo, que trabalham com total dedicação”.


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Prefeito de Cajamar testa positivo para o coronavírus
Publicado em 10 de Julho de 2020 às 07h26
Sistema Detecta instala câmeras de segurança em Cajamar
Publicado em 8 de Julho de 2020 às 23h21
Mais Notícias