Nossas Redes Sociais
Notícias / Barueri
Obras da prefeitura contribuem para o crescimento

Publicado em 17 de Julho de 2012 às 01h45     Texto: Prefeitura Municipal
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 17 de Julho de 2012

Situado entre Alphaville e Centro, próximo às terras do Exército Brasileiro e das margens dos rios Barueri-Mirim, Tietê e Cotia, o bairro Aldeia de Barueri é uma das principais regiões em constante desenvolvimento na cidade. Tem recebido, nos últimos oito anos, grandes investimentos em áreas como educação, lazer, saneamento básico e sistema viário.

“Nossa política de desenvolvimento tem mostrado resultados significativos em vários locais da cidade. Fico feliz pelo trabalho realizado em prol do progresso do bairro Aldeia de Barueri, uma região que orgulha a mim e aos seus moradores, atrai investidores e gera empregos para muitas pessoas”, comentou o prefeito Rubens Furlan

Entre as obras em execução no bairro, com previsão para entrega neste ano, está a construção da ponte sobre o rio Tietê, com 600 metros de extensão (sentido duplo), ligando a avenida General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva com a estrada da Aldeinha.

A obra completará o “Corredor de Avenidas” criado pelo prefeito Rubens Furlan (PMDB), visando facilitar o acesso da região da Aldeia de Barueri com o Jardim Maria Helena, Parque Viana e Jardim Paulista, além dos polos industrial de Alphaville, Tamboré e Votupoca.

Também no sistema viário, em 2005, o prefeito Rubens Furlan executou obras do complexo Marechal Rondon (divisa com Carapicuíba), envolvendo a construção de rotatória, pistas, viadutos e canteiro central. Três anos depois o complexo foi interligado com a avenida Marco Antonio Calegari – nova via de acesso ao Jardim Maria Helena (bairro Vopupoca).

Infraestrutura

Um dos motivos responsáveis pela atração de novos empreendimentos é a implantação das obras de infraestrutura do Centro Empresarial da Aldeia, em frente à estação Antônio João da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Na área já funcionam um shopping, com pelo menos 170 lojas, e uma empresa de call Center - uma das maiores da América Latina, desenvolvedora de soluções tecnológicas para o serviço de atendimento ao cliente.

Na área de educação, o governo municipal construiu e entregou, em 2010, a Maternal Vitória Regiani Assenza de Moura, na Aldeia de Barueri. A unidade foi erguida em prédio de dois andares, com 2.241,82 m² de área construída e ambientes como: berçários, vivência, segurança, refeitório, sala de artes, sala de informática, brinquedoteca, salas, solário e playground.

Neste ano, a Prefeitura de Barueri reabriu as portas da Maternal Joaquim Soares, totalmente reformada, com troca de pisos, revestimento, forros, caixilhos, peças sanitárias, revisão das instalações elétricas e hidráulicas. Também foram realizadas obras de ampliação de uma sala e de um fraldário.

Em outros setores, o bairro ganhou uma nova praça entre avenida General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva e rua Guilherme Rohn. Além disso, até setembro, a região deverá ser contemplada com o término dos serviços de construção do coletor secundário da Aldeinha – obra que consiste na captação e envio de esgoto à Estação de Tratamento, ETE Barueri, localizada no próprio bairro Aldeia de Barueri.

Referência e valorização

Considerada “Várzea” há algumas décadas por moradores, como o empresário João Batista Figueiredo Soares, a região cresceu bastante. Segundo ele, a Aldeia de Barueri é um dos principais polos de investimentos da cidade. “Não tenho nada a reclamar, só a elogiar. A prefeitura fez tantos benefícios que nem consigo enumerá-los. Tudo facilitou consideravelmente. A Aldeia está bastante valorizada. Um terreno que valia R$ 9 mil em 1994 custa, hoje, cerca de R$ 300 mil”, destacou.

Para a farmacêutica Giovanna Ribeiro, a Aldeia de Barueri progrediu. “Virou ponto de referência, tanto em planejamento quanto em oportunidades. Investimentos em obras como o sistema viário facilitaram o conhecimento do bairro, o trânsito melhorou e a vinda do shopping ajudou bastante na geração de empregos”, avaliou.

As obras construídas na gestão do prefeito Rubens Furlan uniram o Centro a Aldeia de Barueri. “Hoje vou a pé, em 20 minutos, à região central. Antes morávamos perto, mas o acesso era difícil. O bairro melhorou imensamente em áreas como educação, segurança, saneamento básico, sistema viário e transporte. Nunca imaginei que, graças aos investimentos da prefeitura, a Aldeia pudesse ter hoje um shopping e grandes prédios. Com a ponte ligando a Alphaville, a tendência é de que a Aldeia se torne um bairro nobre nos próximos 10 anos”, contou o aposentado José Antonio da Costa.


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Prefeito de Cajamar testa positivo para o coronavírus
Publicado em 10 de Julho de 2020 às 07h26
Sistema Detecta instala câmeras de segurança em Cajamar
Publicado em 8 de Julho de 2020 às 23h21
Mais Notícias