Nossas Redes Sociais
Notícias / Jundiaí
Conselho de Assistência Social realiza 1º encontro

Publicado em 27 de Fevereiro de 2013 às 13h16     Texto: Prefeitura Municipal
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 27 de Fevereiro de 2013

O CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) realizou nesta segunda-feira (25) o primeiro encontro ordinário do ano. A reunião contou com a presença da secretária de Assistência Social, Marilena Negro. Na ocasião, os novos conselheiros e a estrutura da Semads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) foram apresentados.

Marilena Negro explicou que, atualmente, a secretaria passa por “um olhar de diagnóstico do que já foi e do que precisa ser feito. Entretanto, já temos ações programadas a curto, médio e longo prazos”.

A secretária frisou ainda que a Semads tem como propósito operar na área de proteção social e garantir os direitos do cidadão. “Queremos ajudar e fazer com que as pessoas passem a requerer a sua inclusão.”

Marilena Negro informou aos conselheiros e representantes da sociedade civil que a nova gestão tem diversos desafios na Semads. O principal é o orçamento. “Estamos com déficit no custeio de R$ 1,5 milhão.” Além disso, diz ela, falta equipe. “Foram exonerados 40 servidores no início do ano.”

Organizar e readequar serviços também faz parte do trabalho, segundo Marilena. A secretária ressalta ainda que tem como atribuição arcar com a ausência de políticas públicas da gestão anterior. “Hoje temos de responder a quatro inquéritos civis por falhas na política de assistência social, acolhimento institucional da criança e do adolescente, acolhimento do idoso e população em situação de rua. Tudo isso foi deixado para nós pela administração passada.”

Conselho
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Aparecida Carlos, comentou que o CMAS tem o papel de zelar e fiscalizar as políticas de assistência social do município. “Atuamos para que os usuários tenham um serviço de qualidade.”

Entre os assuntos da pauta da primeira reunião estava o Enapa (Encontro Nacional de Apoio às Adoções), que acontece em 30, 31 de maio e 1º de junho, em Jundiaí. “Já havíamos nos comprometido com o encontro, porém, por um erro da administração passada, ficamos sem o valor para realizar o evento neste ano.” Por conta disso, de acordo com ela, a verba para o Enapa será da repactuação de recursos não utilizados encaminhados para programas pelo Governo Federal, em 2012.


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Prefeito de Cajamar testa positivo para o coronavírus
Publicado em 10 de Julho de 2020 às 07h26
Sistema Detecta instala câmeras de segurança em Cajamar
Publicado em 8 de Julho de 2020 às 23h21
Mais Notícias