Nossas Redes Sociais
Notícias / Jundiaí
Palestra trata de acidentes na infância

Publicado em 27 de Março de 2013 às 20h56     Texto: Prefeitura Municipal
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 27 de Março de 2013

As voluntárias da Pastoral da Criança, da Diocese de Jundiaí receberam nesta quarta-feira (27) uma palestra sobre os acidentes e a violência na infância. A responsável foi a médica pediatra Maria Christina Marques, conhecida pela atuação na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim do Lago. O encontro ocorreu no auditório da Cúria, no Anhangabaú.

“Em todo o Brasil, os problemas de ordem infecciosa ou nutricional diminuíram, mas aumentaram os dados sobre casos de acidentes e violência contra crianças e também adolescentes”, afirma a médica.

Os motivos, resume, envolvem múltiplos fatores mas estão ligados principalmente ao que chama de “terceirização” da criança, como no caso de creches profissionais em alguns grupos e de cuidados de parentes em outros, resultante da inserção da mulher no mercado de trabalho.

“Esse não é apenas um problema em si mesmo, mas reflete em comportamentos onde os adultos se esquecem do papel de espelho e de educação cotidiana para as crianças. É o caso da mãe ou do pai que atravessa a rua correndo entre os carros puxando o filho pelo braço ou que até apenas usam um cotonete no ouvido enquanto conversam com o filho. Quando ele estiver sozinho, qual o modelo a ser copiado?”, afirma.

Informações
Com essas dicas simples, a médica instigou o debate e a reflexão entre os participantes da rede de 90 agentes que a pastoral mobiliza em 11 cidades da região diocesana. “Esse é objetivo, trazer informações novas nas palestras mensais que possam ser multiplicadas pelos agentes”, explica a coordenadora Helena Barsanelli Cella.

Para a médica Maria Christina, esse ponto é muito importante no cenário de crescimento dos acidentes ao lado da violência entre crianças e adolescentes. “Muitas vezes é a falta de informação que os coloca em situações de risco”, afirma.


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Prefeito de Cajamar testa positivo para o coronavírus
Publicado em 10 de Julho de 2020 às 07h26
Sistema Detecta instala câmeras de segurança em Cajamar
Publicado em 8 de Julho de 2020 às 23h21
Mais Notícias