Nossas Redes Sociais
Notícias / Santana de Parnaíba
Santana de Parnaíba atrai 30 mil pessoas para Corpus Christi

Publicado em 6 de Junho de 2013 às 10h15     Texto: Prefeitura Municipal
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 6 de Junho de 2013

Na última quinta-feira (30/05), a cidade de Santana de Parnaíba foi palco de uma das mais importantes manifestações de fé da Igreja Católica: a tradicional Festa de Corpus Christi, considerada um das maiores promovidas no Estado de São Paulo. Organizada pela Paróquia Santa Ana com apoio da Prefeitura, o evento reuniu 30 mil pessoas, que compareceram para participar da comemoração e conferir o famoso tapete artesanal de serragem de 850 metros de extensão, que cobriu as principais vias do Centro Histórico.

Com o tema “No ano da fé, a eucaristia gera vida em plenitude na vida da comunidade”, o tapete contou com um total 60 quadros, que retratou imagens sobre o Credo, a Campanha da Fraternidade 2013 – “Fraternidade e Juventude”, além da Jornada Mundial da Juventude.
A montagem do tapete começou bem cedo, por volta das 6 horas e contou com a participação de aproximadamente 700 fiéis da comunidade católica de um total de mil pessoas que participaram da organização do evento.

Moradora do Centro Histórico, Susana Luisa Bertolini, ajuda seu grupo Apostolado da Oração a confeccionar o tapete há dez anos.

“Não deixo de participar nem um ano sequer. Recolhemos com nossos vizinhos ovos, pó de café e pipoca para deixar o nosso quadro no tapete mais bonito”, explicou enquanto desenhava o segundo quadro cujo desenho representava o Cordeiro de Deus.

Para a montagem do tapete, foram usados aproximadamente 80 m3 de serragem, em cores variadas, que foram tingidas pelos funcionários da Oficina Cultural - setor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Em alguns quadros, também, foram utilizados outros tipos de materiais, como areia, pipoca, ovos, para enfeitar os desenhos.

Ao longo do dia, foram realizadas duas missas. A última delas, campal, aconteceu na Praça Quatorze de Novembro e reuniu milhares de fiéis. Ao final da celebração, todos eles seguiram a tradicional procissão por cima do tapete artesanal.

O Prefeito Cezar fez questão de prestigiar o evento desde cedo, quando aconteceu a benção dos fiéis, que iriam participar da confecção do tapete. E no período da tarde, acompanhado pela sua esposa a primeira-dama Elizabete Cezar e pelos seus filhos, assistiu a missa campal e participou juntamente com os outros fiéis da procissão sobre o tapete. “A Festa de Corpus Christi estava espetacular. O artista plástico Maia, responsável pela confecção dos desenhos do tapete, fez um trabalho muito lindo, que marcou a fé e a eucaristia”, disse o Prefeito. “A prefeitura está sempre disposta a colaborar para que sejam realizados eventos como este que atraem pessoas de diversos lugares. E hoje não foi diferente. Com o tempo bom, sem chuva, a cidade mais uma vez ficou lotada”, completou.

Um dos turistas que veio pela primeira vez a Santana de Parnaíba para prestigiar a Festa de Corpus Christi foi o engenheiro Mauro Andrade, morador do município de São Caetano do Sul. “Eu já tinha visto a festa apenas pela televisão e imaginava que deveria ser muito bonita. E este ano resolvi trazer a minha família para conhecer. Eu, particularmente, achei muito bonita. A cidade está de parabéns pela organização de um evento como este. Pretendo voltar sempre”, garantiu.


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Portal de entrada de Cajamar é entregue
Publicado em 3 de Julho de 2020 às 02h17
Agentes da Defesa Civil de Cajamar recebem novos uniformes
Publicado em 29 de Junho de 2020 às 04h04
Lotofácil dobra o número de sorteios semanais
Publicado em 24 de Junho de 2020 às 15h00
Mais Notícias