Nossas Redes Sociais
Notícias / Barueri
Seminário em Barueri discute mobilidade urbana na região

Publicado em 21 de Agosto de 2013 às 11h02     Texto: Prefeitura Municipal
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 21 de Agosto de 2013

Com um ciclo de palestras e debates, o 1º Seminário de Mobilidade Urbana da Região Oeste reunirá especialistas no tema, na busca por soluções para o trânsito e transporte público.

O evento, agendado para o dia 31 de agosto na Câmara Municipal de Barueri, é promovido pela sociedade civil, com organização do Movimento Social Contra Abusos, e apoio do portal Mobilize Brasil e da Prefeitura de Barueri.

O seminário terá credenciamento às 13 horas, com término às 18h30. Na pauta, questões como congestionamentos, ciclovias, transportes públicos, trens, metrôs, ônibus e acessibilidade. A entrada é franca, mas as vagas são limitadas. Inscreva-se pelo e-mail: movimentabarueri@gmail.com.

Veja a programação de palestras do seminário:

“Lei de Mobilidade Urbana. Educar para rever a maneira de pensar a mobilidade urbana. Modos de transportes e o papel no sistema de mobilidade - BRTs”
Palestrante: especialista em Mobilidade Urbana, engenheiro Luiz Carlos Mantovani Néspoli
Biografia: engenheiro civil e superintendente da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos. Gerente de Educação de Trânsito, do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito - CETET, Companhia de Engenharia de Tráfego - CET/SP.

“Conjuntura Nacional de Transportes, Bilhete Único Metropolitano e redução a zero do PIS e Cofins do transporte coletivo que alcança o rodoviário, metroviário, ferroviário e hidroviário”
Palestrante: deputado federal Carlos Zarattini
Biografia: economista, ex-secretário de Transportes da cidade de SP, atualmente deputado federal e representante da Frente Parlamentar do Transporte Público (FPTP). Foi o criador do Bilhete Único.

“Aprofundar e esclarecer sobre a viabilidade do projeto Tarifa Zero - Integral”
Palestrante: engenheiro Lúcio Gregori
Biografia: engenheiro, músico, ex-secretário de Transporte da Cidade de SP e criador do projeto Tarifa Zero, proposta defendida pelo “MPL - Movimento Passe Livre”.

“Cenário da mobilidade urbana do país e cidades da nossa região”
Palestrante: jornalista Marcos de Sousa (Mobilize Brasil)
O Mobilize será representado pelo jornalista Marcos de Sousa, responsável pelo conteúdo do portal, cuja plataforma fora idealizada pelo Ricky Ribeiro. Hoje o Mobilize é referência nacional em mobilidade, reunindo informações, dados e indicadores sobre o tema. Em breve o Portal Mobilize disponibilizará o mapa de mobilidade urbana do Brasil.

“Ações eficazes voltadas para a inclusão e a acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”
Palestrante: médica Iremar Cappellini Masano
Biografia: Terapeuta ocupacional, coordenadora da Comissão de Acessibilidade da Abridef (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos e Serviços p/ Pessoas com Deficiência) e presidente da Oscip “VSB” (Vivendo Sem Barreiras.

“A importância deMovimentos Sociais e Mobilizações Nacionais de 2013”
Palestrante: Mayara Vivian (porta voz do Movimento Passe Livre)
Biografia: o MPL foi batizado na Plenária Nacional pelo Passe Livre, em janeiro de 2005, em Porto Alegre. Mas antes disso, há seis anos, já existia a campanha pelo Passe Livre em Florianópolis. Fatos históricos importantes na origem e na atuação do MPL são a Revolta do Buzu (Salvador, 2003) e as Revoltas da Catraca (Florianópolis, 2004 e 2005). Em 2006 o MPL realizou seu 3º Encontro Nacional, com a participação de mais de 10 cidades brasileiras, na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Portal de entrada de Cajamar é entregue
Publicado em 3 de Julho de 2020 às 02h17
Agentes da Defesa Civil de Cajamar recebem novos uniformes
Publicado em 29 de Junho de 2020 às 04h04
Lotofácil dobra o número de sorteios semanais
Publicado em 24 de Junho de 2020 às 15h00
Mais Notícias