Nossas Redes Sociais
Notícias / Santana de Parnaíba
Guarda Municipal Comunitária conta com apoio de cães

Publicado em 14 de Outubro de 2013 às 10h25     Texto: Prefeitura Municipal
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 14 de Outubro de 2013

Desde que foi criado, o Canil da Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba vêm atuando em diversas operações realizada pela corporação por toda a cidade. E essa excelente atuação se dá ao fato dos treinamentos constantes dos animais.

Com uma matilha composta por 11 cães – desses, um cão foi doado pelo Canil “5 Pedras” de Mogi das Cruzes e quatro comprados pela atual gestão – o canil conta com infra-estrutura própria para treinamentos práticos.

“São pastores Belga Malinois, excelentes animais para esse tipo de procedimentos, e considerados um dos mais ágeis do mundo”, explicou o GMC Mesquita, Campeão do último Campeonato Brasileiro de Agility, no qual consiste em fazer o cão percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível e o menor numero de faltas.

Dividido em turmas, os animais passam por treinos diários, as atividades têm duração de 2h00. Treinados por guardas municipais capacitados, os cachorros tem o procedimento iniciado com a base de faro, onde o animal tem contato com um cenário representando o cômodo de uma casa, dessa forma é escondido um objeto com a essência do entorpecente para que o cão encontre após essa ação, o animal faz um sinal indicando o local do objeto. Existem dois sinais o Passivo quando o animal apenas senta e o Ativo quando o animal cava o local.

Já no treinamento de proteção, o cão adota outra postura, a intenção e a força que animal adquire é o grande diferencial. Há também o treinamento na pista de obstáculos, simulando possíveis situações do dia-a-dia. Os animais recebem sempre um estimulo para realizar os procedimentos e também na conclusão de cada modalidade, geralmente é uma bolinha para brincarem ou um petisco são as recompensas.

Todos os cães passam por um acompanhamento médico regular durante três dias da semana, onde o Canil recebe a visita do Dr. Eduardo agente da saúde, que realiza toda assistência médica dos animais. Todos os animais são castrados para não perderem o foco durante a operação.

É importante ressaltar que já está em andamento o projeto, que irá transferir o Canil para a Base Central da GMC, com uma preparação maior na comodidade, espaço e infra-estrutura, visando atingir todas as necessidades necessárias do Canil.

Outras atuações
Além da atuação ostensiva e repressiva pela cidade, os cães da Guarda Municipal Comunitária participam ainda de diversos campeonatos pelo Brasil. O próximo será disputado no dia, 17/10, na cidade de São Vicente. Na ocasião, será disputado o campeonato “Canis de Cães de Polícia”.

Ainda de acordo com o GMC Pittner, está em fase de implantação um novo procedimento no Canil. “Estamos realizando um treinamento diferenciado com cães. Estamos nos especializando para o procedimento de Cinoterapia, que será realizado no Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (CAPSI) e no Colégio Rainha da Paz”.

A Cinoterapia é uma terapia para crianças com problemas psicológicos, social, autismo e até distúrbios de aprendizagem, realizada com o auxilio de cães. A Cinoterapia também é utilizada em outros tratamentos, como idosos e recuperação de reclusos.


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Agentes da Defesa Civil de Cajamar recebem novos uniformes
Publicado em 29 de Junho de 2020 às 04h04
Lotofácil dobra o número de sorteios semanais
Publicado em 24 de Junho de 2020 às 15h00
Quina de São João vai sortear R$ 140 milhões no dia 27
Publicado em 23 de Junho de 2020 às 10h26
Mais Notícias