Nossas Redes Sociais
Notícias / Santana de Parnaíba
Santana de Parnaíba recebe exposição sobre o Barroco no Brasil

Publicado em 9 de Janeiro de 2014 às 11h41     Texto: Prefeitura Municipal
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 9 de Janeiro de 2014

No último sábado (21/12), o município de Santana de Parnaíba foi realizado o lançamento da exposição do artista plástico e pesquisador do Barroco Brasileiro Percival Tirapeli.

Quem esteve presente no local, pode prestigiar o trabalho de Tirapeli, exposto em 23 quadros, onde ele explora os limites das cores, da memória e da poesia por meio da sua arte, retratando de figuras abstratas a imagens de anjos da mitologia grega, buscando inspiração nas obras de importantes mestres do barroco brasileiro, como Aleijadinho e Veiga Valle, onde algumas delas também estavam expostas na casa 80 e que estão sob a curadoria do arquiteto Rafael Schunk. O acervo também conta com alguns livros que contém os traços de Tirapeli, com imagens sobre a cidade de São Paulo e festas religiosas. A exposição leva o visitante a fazer uma viagem do período colonial brasileiro até a arte contemporânea.

O local da exposição recebeu a visita de diversas pessoas que parabenizaram a iniciativa da prefeitura em promover este evento cultural no município, como no caso da Carina Martins, é securitária e veio de são Paulo para prestigiar a exposição “Eu pretendia viajar hoje, mas optei por desmarcar para acompanhar esta exposição e não me arrependo, pois está sendo muito gratificante ter a oportunidade de conhecer de perto o trabalho do Percival. Está valendo a pena,” comentou.

“Fico feliz em ver que Santana de Parnaíba está abrindo as portas para eventos culturais como exposições de obras de arte, algo que alguns moradores do município, tinham que ir a outras cidades para ver trabalhos artísticos e hoje estamos tendo o privilégio de receber o acervo de um importante artista plástico do Brasil, que atraiu visitantes das cidades vizinhas é um privilégio para os moradores de Santana de Parnaíba. Espero que exposições como esta aconteçam cada vez mais,” falou Murilo Toledo, escultor e morador do Centro Histórico.

Para o artista plástico, a exposição é uma oportunidade para que os moradores da cidade possam conhecer mais sobre a arte barroca, além de divulgar o seu trabalho, “Desde os meus 13 anos sempre fui apaixonado pela arte barroca e um dos meus trabalhos de pesquisa foi sobre o Frei Agostinho de Jesus que esculpiu a estátua de Nossa Senhora Aparecida, e através desta pesquisa, acabei conversando com o Rafael (Schunk, curador) que falou sobre a possibilidade de realizar uma exposição sobre o barroco em Santana de Parnaíba, eu fiquei lisonjeado com convite e estou feliz com a repercussão do lançamento e espero que mais pessoas possam visitar e conhecer um pouco desta história do nosso país” falou Tirapeli.

Presente também ao evento, a Secretária de Cultura Fátima Muro, falou a respeito desta exposição, “É um momento inédito para Santana de Parnaíba em ter esta oportunidade de receber uma exposição tão importante, como é o trabalho do Tirapeli e de reunirmos os artistas do município. Se faz necessário que a cidade receba exposições com mais freqüência, pois Santana de Parnaíba, também têm artistas maravilhosos, e se todos divulgassem seus trabalhos, poderemos implantar uma linguagem cultural no município”, concluiu a secretária.

Vale lembrar que a entrada é gratuita e as obras ficarão expostas até dia 28 de Fevereiro na casa 80, que está localizada no Largo São Bento, ao lado do Restaurante Emprestado. Os interessados em obter mais informações, deverão entrar em contato na Secretaria de Cultura, no telefone (11) 4622-8700.


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Eleições 2020: Convocação de mesários será por e-mail
Publicado em 7 de Julho de 2020 às 01h15
Portal de entrada de Cajamar é entregue
Publicado em 3 de Julho de 2020 às 02h17
Agentes da Defesa Civil de Cajamar recebem novos uniformes
Publicado em 29 de Junho de 2020 às 04h04
Mais Notícias