Nossas Redes Sociais
Notícias / Barueri
Chegada de 10 novos respiradores amplia UTIs para a Covid-19

Unidade de pronto-atendimento foi transformada em hospital exclusivo para tratamento de covid-19

Publicado em 22 de Junho de 2020 às 17h23     Texto: Prefeitura Municipal
 

A Secretaria de Saúde de Barueri recebeu 10 respiradores novos enviados pelo governo do Estado. Metade dos equipamentos foram levados ao Hospital Municipal de Barueri (HMB) e a outra metade ao Pronto Atendimento Vanderson César de Almeida, do Jardim Paulista.

A unidade de pronto-atendimento foi transformada pela Prefeitura em hospital exclusivo para o tratamento de vítimas do novo coronavírus e, com a chegada dos ventiladores mecânicos, passará a dispor também de leitos de UTI.

A chegada dos equipamentos proporcionou um maior suporte ao HMB, que é o hospital de referência para Covid-19 no município e, portanto, recebe a maior parte dos pacientes, e a ampliação do número de leitos de UTI exclusivas a infectados, que agora passa a 48 – cinco no PA do Paulista e 43 já existentes no HMB.

“A chegada desses respiradores é um grande alívio. Tudo que nos possibilitar salvar vidas, especialmente neste momento de intensa luta contra a Covid-19, é bem-vindo. Nós vínhamos ampliando bastante, com recursos da Prefeitura mesmo, a oferta de leitos, tanto de UTI quanto intermediários, mas essa entrega do Estado chegou em boa hora”, declara o secretário de Saúde de Barueri, Dionisio Alvarez Mateos Filho.

Os equipamentos já estão instalados e os trâmites necessários para a transferência de pacientes estão em curso. Até então, o PA do Paulista dispunha apenas de leitos intermediários (30 no total). A entrega dos novos respiradores soma-se à recente chegada do tanque de oxigênio na unidade, o que possibilita a ampliação do atendimento para casos que necessitem de cuidados intensivos.

No início da pandemia a cidade conseguiu comprar 18 respiradores. A dificuldade de adquirir o equipamento, devido sua escassez no mercado mundial, e o aumento de casos de coronavírus na rede de saúde forçaram a cidade a pedir ajuda ao Estado para conseguir mais aparelhos de ventilação mecânica.

Apesar dos números de casos no município serem altos, a robustez do sistema de saúde vem mostrando o preparo da cidade mesmo em situações inimagináveis como essa pandemia. Graças à infraestrutura já existente, que vem sendo ampliada desde 2017, Barueri não precisou criar hospitais de campanha improvisados, conseguindo oferecer a assistência necessária nos equipamentos de saúde que já possui.

Desde que o novo coronavírus chegou, o município iniciou uma intensa ofensiva na Saúde, ampliando os atendimentos no HMB, unidade de referência para a Covid-19. Antes da pandemia o Hospital dispunha de 28 leitos de UTI; atualmente, há 43 leitos de cuidados intensivos só para o tratamento de pacientes com covid na unidade. Soma-se a isso os 127 novos leitos intermediários dedicados ao coronavírus – 97 no HMB e 30 no PA do Paulista.

Além disso, a Unidade Básica de Saúde Benedicta Carlota está passando por obras de adaptação para transformar-se também em hospital exclusivo para a doença, caso seja necessário.


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Portal de entrada de Cajamar é entregue
Publicado em 3 de Julho de 2020 às 02h17
Agentes da Defesa Civil de Cajamar recebem novos uniformes
Publicado em 29 de Junho de 2020 às 04h04
Lotofácil dobra o número de sorteios semanais
Publicado em 24 de Junho de 2020 às 15h00
Mais Notícias