Nossas Redes Sociais
Notícias / Caieiras
IDEB aponta Caieiras como a 1ª cidade da Grande São Paulo

Publicado em 30 de Julho de 2010 às 10h27     Texto: Prefeitura Municipal
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 30 de Julho de 2010

A cidade de Caieiras está em primeiro lugar entre os municípios da Grande São Paulo, por ultrapassar as metas estabelecidas pelo IDEB em 2009. A informação partiu do Ministério da Educação (MEC), que divulgou dados nacionais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009, que apontaram Caieiras com índices acima das metas previstas para o período. A previsão do ministério era para chegar a 5,4, e no entanto, a cidade atingiu 6.1, acima da meta estabelecida.

Isso tudo é resultado do trabalho sério e dedicado de todos os profissionais da área educacional do município. Caieiras conta com os profissionais da mais alta qualificação, que vão desde o secretário da Educação, prof. Marco Dártora, a professores, merendeiras, administrativo, motoristas e equipe de apoio.

SOBRE O ÍNDICE - Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), o Ideb faz, numa escala que vai de zero a 10, uma radiografia da qualidade da educação nas séries iniciais (1ª a 4ª) e nos anos finais (5ª a 8ª) do ensino fundamental e também no ensino médio. A primeira medição dos dados foi feita em 2005. Nesse ano, a média nacional foi 3,8 nos primeiros anos do ensino fundamental; 3,5 anos finais; e 3,4 no ensino médio. Em 2007, as notas subiram para 4,2; 3,8; e 3,5, respectivamente.

O objetivo do MEC é, a partir deste instrumento, traçar metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede dos 5.563 municípios brasileiros até 2021. Para essa data, o desafio é alcançar índices entre 5 e 6 em todos os níveis de ensino.

Os resultados foram apresentados pelo ministro Fernando Haddad, em 5 de julho de 2010, que apresentou indicadores com as médias de desempenho nas avaliações que medem a qualidade da educação e o fluxo escolar de alunos da rede pública de ensino de todo o país. O índice é calculado com base na taxa de aprovação das escolas municipais, estaduais e federais que integram a rede pública e também na nota obtida pelos alunos nas provas de português e matemática aplicadas pelo MEC, como a Prova Brasil.


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Eleições 2020: Convocação de mesários será por e-mail
Publicado em 7 de Julho de 2020 às 01h15
Portal de entrada de Cajamar é entregue
Publicado em 3 de Julho de 2020 às 02h17
Mais Notícias