Nossas Redes Sociais
Notícias / Pirapora do Bom Jesus
Saúde focaliza controle da tuberculose em Pirapora

Publicado em 30 de Julho de 2010 às 10h29     Texto: Prefeitura Municipal
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 30 de Julho de 2010

A Secretaria Municipal de Saude promove nos dias 27 e 30 de julho um treinamento com agentes de saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem e recepcionistas dos PSFs com o objetivo de programar e definir o fluxo de atendimento em tuberculose. Na terça- feira, 27, o treinamento ocorreu no PSF III, no Jardim Bom Jesus, e na sexta-feira, 30, o trabalho será realizado no PSF II, na Vila Nova.O treinamento faz parte de uma forte investida da Secretaria de Saúde no combate e no tratamento da doença em Pirapora do Bom Jesus. “Temos uma grande dificuldade de registro e notificação no município, o que dificulta o tratamento”, afirmou a secretária da pasta, Agnez Huber de Castro.

Para alcançar a excelência no controle da doença, a Secretaria deve implantar programas de sensibilização e orientação junto à população, visando principalmente ultrapassar as barreiras do preconceito. Entidades de pesquisa em saúde são unânimes em afirmar que grande parte das pessoas com sintomas da tuberculose não procuram tratamento por medo de se sentirem isoladas socialmente, o que acaba provocando um problema ainda maior de saúde pública por falta de controle.Sintomas e tratamento da tuberculose A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que afetaprincipalmente os pulmões, mas também pode comprometer rins, órgãos genitais,intestinodelgado,ossos, etc.

A transmissão ocorre ao espirrar, ao tossir e ao falar, via gotículas de saliva contendo o bacilo. O maior risco de transmissão ocorre em ambientes fechados e com pouca ventilação. Os sintomas mais comuns são: febre ao entardecer, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Para confirmação do diagnóstico são necessários exames laboratoriais. O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses contínuos. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde. Para prevenir a tuberculose, existe a vacina BCG, que deve ser administrada em todos os recém-nascidos. Para mais informações sobre a doença e os programas de controle e tratamento, o Ministério da Saúde disponibiliza contato telefônico gratuito pelo 0800 61 1997.


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Prefeito de Cajamar testa positivo para o coronavírus
Publicado em 10 de Julho de 2020 às 07h26
Sistema Detecta instala câmeras de segurança em Cajamar
Publicado em 8 de Julho de 2020 às 23h21
Mais Notícias