Nossas Redes Sociais
Notícias / Pirapora do Bom Jesus
Escolas apresentam trabalhos sobre energia elétrica

Publicado em 12 de Janeiro de 2011 às 01h38     Texto: Cajamar NET
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 12 de Janeiro de 2011

No dia 15 de dezembro, as escolas da rede municipal de Pirapora do Bom Jesus apresentaram trabalhos realizados a partir do Projeto AES Eletropaulo. A Casa do Samba ficou repleta de trabalhos desenvolvidos pelos alunos em salas de aula, a partir da temática do uso responsável de energia elétrica.

Às 14:00 autoridades e gestores da educação municipal participaram de uma cerimônia de encerramento do projeto, quando puderam conhecer a experiência dos alunos e professores e receber homenagens da empresa. “Quero agradecer pelo empenho e dedicação do pessoal da educação. Plantamos uma semente”, considerou o prefeito José Carlos Alves (Bananinha). O prefeito sugeriu que em 2011 os alunos de Pirapora façam visitas periódicas à Usina Hidrelétrica de Rasgão. “É importante para eles saber como a energia é produzida”, salientou.

“Os professores aceitaram o desafio. Vemos a criatividade dos trabalhos que estão expostos. A sala ficou pequena para tanto material e não paravam de chegar materiais”, comentou Angélica Domingues, gestora da H. Melillo, responsável pelo projeto da AES Eletropaulo. A gestora elogiou a variedade de assuntos abordados pelos alunos. “É um tema transversal ligado à questão do meio ambiente”, completou.

O secretário de Educação, Joaquim José Fernandes do Prado sinalizou que o projeto continuará em 2011 com muito mais fôlego. “Esse ano começamos em outubro. Em 2011 as escolas terão mais tempo para preparar os trabalhos”, afirmou. Pelo projeto, os professores receberam capacitação da empresa e foram convidados a aplicar uma pesquisa sobre energia elétrica junto aos alunos, com a participação dos pais. Os alunos puderam interagir, sugerindo temas, tais como perigo das pipas, instalações clandestinas (gatos), apagão, perigos com eletrodomésticos, entre outros.

A exposição esteve aberta ao público durante todo o dia, com diversas mostras, entre maquetes, cartazes, vídeos, áudios, cabines, etc. Entre imagens, objetos e sons, um rap composto por alunos da EMEF Nercy M. A. Daher captou e repassou muito bem o recado: “Nessas férias vê se não vacila (...). Tire a onda, mas longe dos fios de energia”.

O encerramento do projeto também ocorreu nas EMEFs Maria Aparecida Beraldo Gallo (Jd Bom Jesus), EMEF Senhor Bom Jesus (Centro) e EMEF Irmã Maria Nila Pontes (Km 50), com a participação do “caminhão lan-house”, equipado com game educativo, como ferramenta para sensibilizar e envolver os alunos e estimular a mudança de hábitos, para a prática de consumo responsável de energia.


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Prefeito de Cajamar testa positivo para o coronavírus
Publicado em 10 de Julho de 2020 às 07h26
Sistema Detecta instala câmeras de segurança em Cajamar
Publicado em 8 de Julho de 2020 às 23h21
Mais Notícias