Nossas Redes Sociais
Notícias / Cabreuva
Prefeitura compra ônibus para o transporte de alunos cadeirantes

Publicado em 24 de Janeiro de 2011 às 03h33     Texto: Cajamar NET
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 24 de Janeiro de 2011

Oferecer um atendimento digno às pessoas portadoras de necessidades especiais sempre foi prioridade para o prefeito Cláudio Giannini. Prova disso é a aquisição de um microônibus escolar, com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), totalmente equipado com plataformas elevatórias para dar acesso aos cadeirantes.

O ônibus será utilizado para transportar alunos com necessidades especiais, como os alunos que utilizam cadeira de rodas. O motorista da prefeitura, que irá conduzir o escolar, passou por cursos de capacitação para aprender a utilizar o equipamento que dará acessibilidade aos usuários de cadeiras de rodas.

O presidente da União dos Deficientes Físicos de Cabreúva, Pedro César de Moraes, o popular Pedrinho, esteve na Prefeitura na última terça-feira (18), testou e aprovou o equipamento.

"Agradeço ao prefeito Cláudio Giannini em nome de todos os deficientes do município. O número de estudantes com necessidades especiais aumentou muito depois do projeto de inclusão nas escolas. Este ônibus veio em boa hora”, declarou Pedrinho.

Uma história de lutas e conquistas

Pedro César de Moraes, ou ‘Pedrinho da Cadeira’ como é mais conhecido, tem muita história para contar nesses 17 anos de luta em defesa dos direitos dos deficientes físicos de Cabreúva.

Em 1993, Pedrinho sofreu um acidente de moto na Rodovia dos Bandeirantes, que lesionou sua coluna causando uma tetraplegia. Durante dois anos ele permaneceu na cama, sem poder se sentar. Após uma nova cirurgia, Pedrinho conseguiu se sentar e de lá pra cá, a bordo de sua cadeira de rodas, não parou mais.

Começou a trabalhar com as entidades da região e com o apoio delas fundou a União dos Deficientes Físicos de Cabreúva (UDC). Na UDC Pedrinho agregou pessoas com o mesmo objetivo: fazer com que os deficientes tivessem acessibilidade e voz na sociedade. E para isso também voltou a estudar, esta cursando Direito.

Hoje a UDC tem mais de duzentos associados. Realiza reuniões e faz assembléias. Perguntado sobre as conquistas da UDC, Pedrinho diz que uma das grandes vitórias foi conseguir que a Viação Cabreúva adaptasse um ônibus para uso dos cadeirantes do município e a outra, foi à fundação do Conselho Municipal dos Direitos dos Deficientes, criado no ano passado.

“Ainda há muito por fazer. E a conscientização das pessoas é fundamental para que os deficientes tenham acessibilidade. Chego a ficar impressionado com motoristas que estacionam o carro em frente às calçadas adaptadas para deficientes. Toda vez que me deparo com isso, fotografo e coloco a foto em minha página no Orkut. Às pessoas precisam se conscientizar que o acesso é direito de todos, inclusive dos cadeirantes”, finaliza.


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Portal de entrada de Cajamar é entregue
Publicado em 3 de Julho de 2020 às 02h17
Agentes da Defesa Civil de Cajamar recebem novos uniformes
Publicado em 29 de Junho de 2020 às 04h04
Lotofácil dobra o número de sorteios semanais
Publicado em 24 de Junho de 2020 às 15h00
Mais Notícias