Nossas Redes Sociais
Notícias / Franco da Rocha
Marajá Cine Clube celebra cultura caipira

Publicado em 6 de Junho de 2011 às 17h21     Texto: Prefeitura Municipal
 
Atenção: você está lendo uma notícia antiga de 6 de Junho de 2011

Em um artigo intitulado A Cultura Caipira, o ensaísta e crítico literário Antonio Cândido explica: “A cultura caipira não é e nunca foi um reino separado, uma espécie de cultura primitiva independente, como a dos índios. Ela representa a adaptação do colonizador ao Brasil e portanto, veio na maior parte de fora, sendo sob diversos aspectos sobrevivência do modo de ser, pensar e agir do português antigo. Quando um caipira diz ‘pregunta’, ‘a mó que’, ‘despois’, ‘vassuncê’, ‘tchão (chão)’, ‘dgente (gente)’ não está estragando por ignorância a língua portuguesa; mas apenas conservando antigos modos de falar que se transformaram na mãe-pátria e aqui”.

E é com o intuito de homenagear esta cultura; fortemente caracterizada pela intensa religiosidade católica tradicional, por superstições e pelo folclore rico e variado; que, neste mês de junho, o Marajá Cine Clube apresentará quatro filmes que a retratam.

A programação é a seguinte:
Dia 04, A MARVADA CARNE;
dia 11, CAFUNDÓ;
dia 18, OUTRAS HISTÓRIAS
dia 25, SESSÃO MAZZAROPI, apresentando um filme do comediante, que será escolhido em enquete feita entre o público do Cine Clube.

O Marajá Cine Clube é uma realização da Diretoria Municipal de Cultura, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Ôxe! Produtora Comunitária, que acontece aos sábados, sempre às 20 horas e tem Entrada Franca. Prestigie!


Mostre sua reação nesse assunto


Compartilhe

Leia Mais Notícias
Eleições 2020: Convocação de mesários será por e-mail
Publicado em 7 de Julho de 2020 às 01h15
Portal de entrada de Cajamar é entregue
Publicado em 3 de Julho de 2020 às 02h17
Agentes da Defesa Civil de Cajamar recebem novos uniformes
Publicado em 29 de Junho de 2020 às 04h04
Mais Notícias