
Internet da Starlink é interrompida nesta segunda; milhares foram afetados
O serviço voltou a ficar disponível após apresentar problemas durante a madrugada
O serviço de internet via satélite oferecido pela empresa Starlink, de Elon Musk, voltou a funcionar para a maioria dos usuários após uma breve interrupção na madrugada desta segunda-feira (15), de acordo com o site Downdetector.
No Brasil, o serviço registrou um pico com pouco mais de uma centena de reclamações por volta de 1h30 da madrugada. O número de usuários nos EUA relatando problemas chegou a mais de 43.000, segundo o Downdetector.
A plataforma rastreia interrupções ou instabilidade de diferentes serviços on-line através de reclamações dos usuários.
O site da Starlink relatou a interrupção na manhã desta segunda-feira, sem fornecer mais detalhes: "A Starlink está atualmente com o serviço indisponível. Nossa equipe está investigando."
A mensagem foi removida após o reestabelecimento do serviço.
O comandante das forças de drones da Ucrânia, Robert Brovdi, relatou que a interrupção da Starlink afetou toda a linha de frente da guerra com a Rússia a partir das 7h28, no horário local ucraniano.
"Outra interrupção global na SpaceX", ele escreveu no aplicativo de mensagens Telegram, acrescentando que o serviço voltou cerca de meia hora depois.
As forças ucranianas dependem fortemente dos terminais Starlink da SpaceX para comunicações no campo de batalha e algumas operações com drones. Mais de 50.000 terminais estão atualmente em operação na Ucrânia, segundo autoridades.
A Starlink, operada pela SpaceX de Musk, fornece serviços de internet por meio de uma constelação de satélites em órbita baixa da Terra e é amplamente utilizada em áreas remotas e zonas de conflito.